Criar uma Loja Virtual Grátis
   
Primeiro Passo

 

 

Escolas de Futebol para Crianças em idade pré-escolar? (3 e 5 anos) Porque não?

 

Aqui eles vão aprender a saber estar, aprender a saber fazer e viver o jogo nas suas diversas manifestações (jogos de exercitação, jogos simbólicos, jogos de regras), que são as bases fundamentais do desenvolvimento psicomotor da criança e um contributo relevante para o seu processo de socialização.

 

Os conteúdos e processos de ensino que adoptamos, têm em consideração as particularidades e as etapas próprias de cada idade, isto é, tal como não se conhece até hoje nenhum bebé que passadas escassas semanas após o nascimento, seja capaz de andar e correr sozinho…também a formação de um praticante desportivo tem um tempo de duração apropriado.

 

Nesta nova valência do projecto “Geração Benfica, Escolas de Futebol”, a formação dos nossos praticantes não se irá fazer por saltos, “comendo-se” etapas, numa tentativa errada e negativa, de pretensamente acelerar um eventual processo de formação de campeões. Nós queremos começar cedo mas bem.

 

Começando cedo na vida da criança e acabando tarde numa fase avançada da vida, com objectivos adequados, claros e distintos para cada fase do processo de aprendizagem, fará com que tenhamos um sistema de preparação desportiva coerente com objectivos de formação e educação a longo prazo.

 

Nesta perspectiva a etapa da ALFABETIZAÇÃO MOTORA é a nossa grande prioridade.

 

O comportamento motor expressa-se através de técnicas corporais concretas, tais como, andar, correr, saltar, agarrar, arremessar, etc.

 

São as técnicas corporais que vão servir de estrutura base às técnicas desportivas que, qualquer que seja a modalidade desportiva considerada, são uma aplicação especializada daquelas.

 

 

Nestas idades a experimentação motora deve ter ainda em atenção as grandes famílias dos movimentos e combinações motoras, como deslocamentos; saltos (em profundidade e largura); suspensões e formas de trepar; jogos de empurrar, levantar, transportar e de tracção; jogos de pontaria visando o desenvolvimento da estrutura visual, e as destrezas básicas fundamentais como lançar, correr, parar de repente, reagir a vários estímulos, chutar, agarrar, bater, conduzir ou fazer rolar objectos, etc. A criança necessita de chegar onde o seu impulso a leva. No jogo, fonte inesgotável de prazer e alegria, a criança pode enfim dar azo à sua imaginação criadora e à sua espontaneidade.

 

São todas estas experiências motoras e corporais que queremos que os nossos meninos usufruam, num ambiente lúdico, integrando zonas de actividade organizadas e zonas de actividade livres, com equipamento fixo e amovível, onde as crianças possam, em segurança, dar plena entrega ao seu entusiasmo e criatividade, aos jogos de livre organização, codificados e não codificados e organizados ou não por si próprios. Os nossos treinadores, licenciados em educação física e desporto, vocacionados e com preparação profissional nesta área, ao proporcionar a todas estas crianças situações de aprendizagem como as referidas, estarão, por outro lado, a fornecer-lhes as bases fundamentais para o sucesso posterior das técnicas desportivas e em especial das técnicas desportivas em situação de jogo, apanágio da etapa seguinte nas nossas Escolas de Futebol.

 

Todas estas coisas simples do corpo e da mente, são as mais valias e alicerces do ensino nas nossas Escolas de Futebol e que virão a fazer dela, uma referência no futebol de formação em Portugal e no mundo, contribuindo assim para o bem-estar dos nossos meninos e proporcionando-lhes uma correcta e atempada formação moral, intelectual e desportiva.

 

Ajude o seu filho a dar o Primeiro Passo e venha inscrevê-lo nas Escolas de Futebol do SLBenfica de Monsanto e de  Miraflores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2010 - Escolas de Futebol do Benfica Monsanto e de Miraflores